Empresas
Group CopyGroup 5 CopyGroup 13 CopyGroup 5 Copy 2Group 6 Copy
PUBLICIDADE

Por Nikkei Asia, Valor — Pequim e Bruxelas

Vários fabricantes de automóveis chineses estão prestes a anunciar planos para produzir na Europa. Eles enfatizam a criação de empregos, na esperança de tranquilizar as autoridades cada vez mais preocupadas com o influxo de veículos elétricos chineses baratos no mercado.

Um executivo da estatal Saic Motor disse este mês que a empresa iniciou o processo de escolha de um local para uma fábrica de montagem europeia.

No salão do automóvel de Munique deste mês, um executivo da BYD – o maior fabricante mundial de veículos elétricos – disse que a empresa selecionará um local para uma fábrica de veículos acabados na região até o fim do ano, segundo a mídia chinesa.

A Great Wall Motor disse a uma agência alemã que está considerando a Alemanha, a Hungria e a República Tcheca como candidatos para abrigar uma nova fábrica, enquanto a Chery Automobile está supostamente em negociações com autoridades do Reino Unido sobre uma fábrica no local.

Grande parte desta atividade ocorreu durante o mesmo mês em que a União Europeia (UE) abriu uma investigação antissubsídios sobre as importações de veículos elétricos da China. A UE está cada vez mais preocupada com o risco de o apoio estatal chinês distorcer o mercado em detrimento dos fabricantes de automóveis europeus, colocando em risco empregos numa indústria economicamente crucial.

O chefe comercial da UE, Valdis Dombrovskis, destacou a questão na segunda-feira, num discurso em Pequim.

“A falta de reciprocidade e de condições de concorrência equitativas por parte da China, juntamente com mudanças geopolíticas mais amplas, forçou a UE a tornar-se mais assertiva”, disse ele.

Os subsídios podem ter sido discutidos em conversações econômicas e comerciais de alto nível entre Dombrovskis e o vice-primeiro-ministro chinês, He Lifeng, após o discurso.

Pequim negou que os preços dos veículos elétricos dos seus fabricantes de automóveis tenham algo a ver com subsídios.

“O governo chinês acabou com os subsídios para veículos de nova energia no fim de 2022”, disse Cui Dongshu, secretário-geral da Associação Chinesa de Automóveis de Passageiros.

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Wang Wenbin, criticou a investigação na segunda-feira, dizendo que ela “perturbará a estabilidade da indústria automobilística global e das cadeias de abastecimento”.

Os fabricantes de automóveis chineses beneficiaram-se da mudança global para veículos elétricos, uma tendência fortemente apoiada na UE, que procura eliminar gradualmente as vendas de automóveis que emitem dióxido de carbono até 2035.

A China produziu 7 milhões de veículos de energia nova em 2022, incluindo elétricos, mais do que qualquer outro país. Cerca de 15% foram para mercados de exportação, dos quais cerca de metade – cerca de 550 mil – foram enviados para a Europa, informa um grupo industrial.

Cerca de 450 mil elétricos chineses foram exportados para a Europa nos primeiros sete meses de 2023. A quota da China no mercado regional atingiu 8% nesse período, contra menos de 1% em 2019 como um todo, segundo uma estimativa.

À medida que a economia europeia dá sinais de abrandamento, a Comissão Europeia está se concentrando no desenvolvimento industrial e na proteção de empregos - especialmente na indústria automotiva, um importante empregador na Alemanha e em França.

A diminuição das vendas dos fabricantes de automóveis europeus, tanto na Europa como na China, juntamente com as preocupações de segurança econômica sobre a dependência excessiva de um único parceiro comercial, colocaram os veículos elétricos chineses na mira de Bruxelas. As montadoras chinesas esperam aliviar essa cautela enfatizando a criação de empregos.

“A China aprendeu como responder com base em casos passados de fricção comercial relacionada com o setor automotivo”, disse um analista familiarizado com a indústria chinesa.

A série de anúncios sugere um impulso de Pequim. “Apoiamos as empresas chinesas na construção de fábricas locais”, disse Xin Guobin, vice-ministro do Ministério da Indústria, que supervisiona a indústria automobilística.

Uma tendência semelhante está ocorrendo para baterias e outros componentes essenciais de veículos elétricos. A Contemporary Amperex Technology (CATL) abriu uma fábrica na Alemanha em dezembro passado e está construindo outra na Hungria. Compatriotas como Gotion High-tech e SVOLT Energy Technology estão supostamente abrindo instalações de produção na Alemanha ou planejam fazê-lo.

Ainda não está claro se tais medidas irão persuadir a UE a suavizar a sua posição. A França, em particular, poderá pressionar por medidas mais duras, para proteger sua indústria.

Existe também o risco de Pequim retaliar Bruxelas com restrições mais rigorosas aos automóveis europeus. Isso forçaria a Alemanha – cuja economia é relativamente dependente da China – a uma posição difícil, potencialmente criando uma barreira no bloco.

Mais recente Próxima Streaming representa 99,2% da receita da indústria fonográfica no Brasil

Agora o Valor Econômico está no WhatsApp!

Siga nosso canal e receba as notícias mais importantes do dia!

Mais do Valor Econômico

O presidente do BC ressaltou que a autoridade monetária tem trabalhado continuamente para criar condições para o desenvolvimento de finanças sustentáveis no Sistema Financeiro Nacional (SFN)

Campos: 'Tragédia no RS nos faz lembrar importância da questão ambiental nas decisões políticas'

Mais de 250 municípios estão sob alerta no estado afetado pelas enchentes. Entre eles, estão Caxias do Sul, Erechim e Passo Fundo

Inmet alerta para perigo de chuvas e vento intenso no Norte do RS

Juros futuros vão às máximas com declarações de Campos Neto

Dólar e Ibovespa caem com política monetária e China no foco

Questão foi definida pela 2ª Seção por meio de recurso repetitivo

STJ: Simples demora no atendimento bancário não gera dano moral presumido

Em meio às chuvas no Rio Grande do Sul, os gaúchos estão na frente dos contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida ou por receber a restituição por meio do Pix

Restituição do Imposto de Renda 2024 tem nova ordem de prioridade; confira

Investidores aguardam os comentários de Christopher Waller, diretor do Federal Reserve (Fed) e uma das vozes mais conservadoras do atual Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês)

Bolsas de NY ficam de lado sem direcionadores na sessão

“A análise dos elementos de prova de dumping considerou o período de outubro de 2022 a setembro de 2023”, diz o Mdic

A Marinha emitiu alertas de ressaca e mar grosso para o litoral do Sul e Sudeste do país

Ressaca no litoral do RS atinge cidade do Rio e ruas são inundadas

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, disse hoje que o país conseguiu conter os avanços russos nos últimos dias

Ucrânia diz que Rússia avançou 10 km em Kharkiv; Moscou nega intenção de tomar região

Dados vindos da China e medidas do banco central do país dão apoio às ações ordinárias da Vale, mas o avanço é insuficiente para manter o índice no campo positivo

Ibovespa recua com liquidez reduzida e expectativa por dirigentes do Fed